Através do seu programa de investimentos estratégicos, a Intel anunciou o financiamento da Clearwire para o desenvolvimento de redes baseadas em tecnologia WiMax. A Clearwire foi criada pelo bilionário Craig McCaw e já tem algumas experiências com uma tecnologia semelhante ao WiMax.



A Intel tem vindo a desenvolver o seu interesse por esta tecnologia de comunicação de banda larga em redes sem fios e ainda em Setembro, durante uma reunião da União Internacional das Telecomunicações na Coreia, o vice-presidente executivo da Intel anunciou que a fabricante está a disponibilizar aos clientes versões de teste de chips com a tecnologia WiMax, embora os primeiros portáteis com suporte a estas redes sem fios devam chegar ao mercado só em 2006.



A Clearwire vai agora desenvolver uma rede baseada no standard WiMax, utilizando chips da Intel, pretendendo rivalizar com serviços da Cabo e ADSL em velocidade. Para além do serviço que já tem a funcionar na Flórida, em Jacksonville, com uma tecnologia similar ao WiMax, a Clearwire quer alargar a sua rede a outros territórios da América do Norte e ainda a zonas normalmente ignoradas na instalação de fibra óptica e redes de cabo, onde se contam algumas cidades do Alasca e México.




Recorde-se que a Intel tem sido uma das principais promotoras do WiMax, uma tecnologia que se espera venha a garantir maior largura de banda e maior cobertura geográfica do que o Wi-Fi.

Notícias Relacionadas:

2004-09-07 - Dual Core e WiMax dominam novidades do Intel Developer Forum

2004-07-26 - Produtos suportados por WiMax chegarão primeiro à Europa mas não antes de 2006