Geoportal está disponível online e facilita a identificação de espaços de localização das atividades económicas e das infraestruturas da região de Braga.

A ideia é que o projeto seja usado para captar investimentos na zona, e por isso contou com o apoio da CCDRN (Comissão De Coordenação E Desenvolvimento Regional Do Norte), juntando múltiplas fontes de informação numa única plataforma. 

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, explica que "o Geoportal assume-se como a consolidação da informação de muitas fontes diversas numa só plataforma, resultando assim num mapeamento geográfico que permite que os investidores tenham uma perceção clara dos espaços disponíveis na região para instalarem as suas atividades, assim como todos os recursos e vantagens dos mesmos”, cita o comunicado.

Segundo a informação disponibilizadam este portal insere-se na estratégia definida para a captação de investimento e o trabalho para o lançamento aproximou a InvestBraga outros parceiros e atores da região, como é o caso dos Transportes Urbanos de Braga, a Agere e a Proteção Cívil.

Com estas entidades foi feito o levantamento de infraestruturas, e de recursos, nomeadamente da rede transportes, instalações de água, eletricidade e gás, que podem ser relevantes numa decisão de investimento.

A informação já está disponívelpara consulta e a InvestBraga garante que estará em permanente atualização por parte dos parceiros, entre os quais bancos e detetores imobiliários, que são responsáveis por manter a informação do portal relevante e atualizada.

O objetivo da CCDRN é que este projeto piloto iniciado em Braga se transforme numa boa prática e pode ser alargada a mais municípios da região norte.