
No final de setembro existiam em Portugal dois milhões de cartões bancários contactless em circulação e cerca de mil terminais de pagamento compatíveis. Os números mostram que Portugal está em linha com os restantes países da Europa, onde o crescimento deste tipo de cartões foi superior a 100% durante o último ano.
Um estudo recente da Marktest dava conta que em Portugal 2,2 milhões de pessoas já sabiam o que era a tecnologia e o modo de pagamento contactless.
Como termo de comparação a "vizinha" Espanha tem cerca de quatro milhões de cartões contactless em circulação, enquanto o número de terminais compatíveis supera os 260 mil em todo o país. Destaque para a França onde o uso de cartões bancários contactless cresceu mais de 220%.
Os valores foram revelados pela Visa que divulgou também que em toda a Europa existem 69 milhões de cartões contactless e um milhão de terminais compatíveis. Para a empresa especializada em métodos de pagamentos eletrónicos o grande salto deu-se com a divulgação a propósito dos Jogos Olímpicos de Londres.
Entre agosto de 2012 e julho deste ano que foram feitas 211 milhões de aquisições usando cartões contactless. Só no mês de julho foram 30 milhões de transacções para uma despesa total a rondar os 285 milhões de euros, um valor seis vezes mais alto do que aquele registado em igual período do ano passado.
Os números são na perspetiva da Visa a prova de que "os consumidores estão cada vez mais confiantes e confortáveis na utilização desta tecnologia", revela a empresa em comunicado.
Nota de redação: Foi corrigida uma gralha na notícia.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários