Hoje em dia poucos empregos são seguros e tentar a sorte no desenvolvimento de um projecto é melhor do que nunca experimentar uma ideia, pois dessa forma nunca saberemos se teria sucesso. A máxima é de Jack Lang, fundador de diversas empresas de tecnologia e professor na Universidade de Cambrige, um dos principais pólos europeus de criação de start ups na área tecnológica.




Convidado pela Universidade Católica de Lisboa, o professor elencou ontem cinco princípios que considera fundamentais de observar para quem pretende mover-se num ambiente de inovação, ir para o mercado e criar um projecto: vantagem relativa, complexidade, compatibilidade, experimentação e observação.




Com eles sublinha aspectos como a importância da capacidade das pessoas por trás dos projectos, ao nível da contaminação positiva do espírito empreeendedor ou da capacidade para promover contactos; a capacidade para compreender a complexidade que nos rodeia - única forma de saber fazer crescer uma ideia e perceber quais as dificuldades de a transformar num projecto concreto.




Sublinha ainda a compatibilidade necessária de uma determinada opção profissional com o resto das hipóteses que nos rodeiam - nunca fechar portas e garantir que a experimentação de uma ideia não arruína com todas as oportunidades profissionais alternativas. E finalmente distingue a importância de criar uma oportunidade onde também os outros reconheçam vantagens ou vejam claramente benefícios.




Jack Lang distinguiu ainda o que deve e não deve fazer uma universidade, no apoio ao empreendorismo, considerando que deve haver uma separação clara entre a função do ensino e apoio à investigação, competências claras das instituições de ensino, e outras áreas. Cabem aqui o desempenho de papeis de gestão de propriedade intelectual, gestão de investimento, ou de atribuição de capital de risco.



O professor garantiu ainda que foi a capacidade de Cambrige para separar estas duas vertentes que lhe garantiu o sucesso actual enquanto núcleo de criação de mais de 1500 empresas e 820 mil milhões de euros em valor.



Jack Lang é também o autor do livro "The High-Tech Entrepreneur's Handbook".

Notícias Relacionadas:

2006-11-28 - Task Force europeia para as TIC apresenta conjunto de recomendações