De todas as gerações, os chamados nativos digitais deveriam ser aqueles com maior confiança no futuro, proporcionado justamente pelas novas tecnologias. E os jovens até acreditam nesse futuro, mas há uma grande parte que não se vê incluído nele da melhor forma.

A Accenture apresentou um estudo onde conclui que 75% dos jovens entre os 12 e os 17 anos acredita que as tecnologias digitais vão proporcionar-lhes mais oportunidades de emprego. O estudo adianta ainda que 67% dos respondentes vai candidatar-se a estas novas oportunidades, sendo que 50% consideram mesmo que a economia digital ajudará a encontrar o "emprego de sonho".

Mas o cenário muda rapidamente quando 65% dos inquiridos menores de idade afirmam que "o programa escolar atual não está a desenvolver ou a melhorar as suas competências digitais de forma correta", escreve a consultora em comunicado.

Isto mostra uma preocupação em não conseguirem aproveitar oportunidades que já reconhecem existir.

"É positivo que os jovens se sintam motivados pelas novas oportunidades na área digital, mas o facto de acharem que não estão a ser devidamente formados neste sentido é preocupante. Sabemos que as ofertas de emprego vão ser diferentes no futuro (...). Precisamos de dar aos jovens a confiança necessária para poderem dar o seu contributo em organizações que querem tornar-se fundamentalmente digitais", comenta o director responsável pela Accenture Digital em Portugal, Pedro Lopes.

O estudo da Accenture apresenta no entanto também a visão das restantes faixas etárias para as oportunidades da economia digital. Maior produtividade, maior criatividade e maior flexibilidade no local de trabalho são os três factores que as pessoas acreditam que vão melhorar significativamente com a ajuda das novas tecnologias.

Neste sentido, mais de metade dos inquiridos defendem que o Homem deve programar as máquinas para que estas sejam o mais eficazes e produtivas possível, o que libertará os humanos para tarefas ligadas à criatividade.

O estudo foi realizado no Reino Unido no primeiro trimestre e tem por base 5.000 inquéritos feitos a pessoas com mais de 12 anos de idade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.