Em quatro meses a plataforma Todos Contra el Canon, formada por associações de utilizadores e empresas ligadas às telecomunicações, já conta com mais de meio milhão de apoiantes que juntam a sua voz ao protesto contra a taxa aplicada à cópia privada de conteúdos digitais.


O número de apoiantes continua a aumentar diariamente já que a recolha de nomes e assinaturas de entidades que se queiram associar continua aberta. Os responsáveis da plataforma esperam reunir-se em Setembro deste ano com os Ministérios da Cultura e da Indústria espanhóis para explicar o seu ponto de vista.


O objectivo principal deste movimento é contestar a nova lei da propriedade intelectual, através de três vias possíveis, pelo número de apoiantes, através do Defensor do Povo ou do apoio de pelo menos 50 deputados.


No início do mês passado foram apresentadas 250 mil assinaturas ao Congresso espanhol, metade do número registado até hoje, pouco antes de ser aprovada definitivamente a norma referente à lei da propriedade intelectual.


De acordo com os apoiantes da plataforma, os direitos dos consumidores de suportes digitais não estão protegidos pela lei, que só por comprarem um sistema de reprodução digital, independentemente de o utilizarem ou não, estão em dívida com os autores.


Desta maneira, e citando os responsáveis da plataforma em declarações à imprensa espanhola, "um utilizador que compre um DVD virgem, que custa 15 cêntimos, está a pagar 1,20 euros às entidades de gestão de direitos de autor, mesmo que o seu único propósito seja utilizá-lo para um vídeo das suas férias".


A mesma fonte revela ainda que seguirão em frente com a contestação porque consideram que "a imposição da norma vai contra os objectivos de desenvolvimento e de uma sociedade de informação e representa uma carga económica e fiscal injusta e indiscriminada".

Notícias Relacionadas:

2006-04-05 - Plataforma contra taxa sobre suportes digitais criada em Espanha