O primeiro trimestre do ano fiscal 2019/2020 parece ter arrancado bem pelo Grupo Lenovo. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pela empresa, entre abril e junho de 2019 a Lenovo registou uma receita de 12,5 mil milhões de dólares. Estes números significam que a empresa está a crescer pelo oitavo trimestre consecutivo.
Antes dos impostos, a receita duplicou comparativamente ao ano passado, crescendo 127 milhões de dólares, atingindo os 240 milhões de dólares. A receita líquida também aumentou para o dobro, passando dos 85 milhões para os 162 milhões de dólares.
Os resultados do primeiro trimestre indicam que a Lenovo continua a crescer, “superando o mercado atual e liderando o setor tecnológico global, apesar das incertezas geopolíticas e comerciais da indústria”, pode ler-se no comunicado.
Face estes números, o Chairman e CEO fala num início de ano fiscal "excelente". Em comunicado, Yang Yuanqing considera que estes resultados se devem à "transformação inteligente da Lenovo", que está a possibilitar "um crescimento sustentado e rentável no mundo atual em permanente mudança".
Os resultados positivos são liderados pelo Intelligent Devices Group. O PC and Smart Devices Group, uma das duas unidades de negócio da empresa, permaneceu com um crescimento de receita a dois dígitos (12%). Por outro lado, este setor atingiu pela primeira vez o lucro de receitas mais elevado num primeiro trimestre de ano fiscal, aumentando a rentabilidade nesta área. Os resultados obtidos antes dos impostos foram de 524 milhões de dólares, um aumento de 98 milhões de dólares.
Na área de PCs, o volume de negócio superou o mercado em mais de 13 pontos, e o grupo atingiu um recorde de quota de mercado em PCs de 24,9%. Ou seja, um em cada quatro PC´s fabricados mundialmente é Lenovo, consolidando a posição da empresa “como número um a nível mundial em PCs”.
Para explicar estes resultados, a empresa faz referência à “inovação, ao portfólio de produtos direcionados para o consumidor e a um foco contínuo na excelência operacional”. Esta estratégia permitiu que a empresa superasse significativamente o mercado em categorias de alto crescimento e premium, incluindo Workstation, Thin and Light, Visuals, Gaming PCs e Chromebook.
No futuro, a Lenovo garante que vai concentrar-se em segmentos premium e apostar em inovar o Smart IoT, Smart IoT comercial e desenvolver novos dispositivos para habitações e escritórios.
A segunda unidade de negócios do IDG, o Mobile Business Group, registou mais um trimestre rentável e aumentou a receita, antes dos impostos, em 100 milhões de dólares, pelo quatro trimestre consecutivo.
No futuro “o Mobile Business irá continuar a manter a sua rentabilidade e a procurar oportunidades no sentido do crescimento rentável em novos mercados, com produtos cada vez mais inovadores”, pode ler-se no comunicado.
À semelhança de tendência de crescimento dos outros setores, o Data Center Group continuou pelo oitavo trimestre consecutivo a melhorar a sua rentabilidade numa comparação anual. No que se refere à High Performance Computing, a empresa estendeu a posição número 1 na lista dos 500 principais supercomputadores para 173 sistemas em 20 mercados.
A Lenovo considera agora que tem todas as condições necessárias para permanecer “bem posicionada no sentido de gerir condições de mercado complexas e dinâmicas, ao mesmo tempo que apresenta resultados sustentáveis a longo prazo”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários