O reforço estratégico da posição no mercado europeu de computadores é um dos principais objectivos da Lenovo que hoje comunicou manter negociações para a aquisição da holandesa Packard Bell. A empresa chinesa é a maior firma privada do país e adquiriu em 2005 o negócio de PCs da IBM, o que a colocou em terceiro lugar no ranking mundial.
O memorando de entendimento já foi assinado com uma entidade que a empresa não quis revelar mas que é dono e vendedor da Packard Bell, adiantou fonte da Lenovo a várias agências internacionais.
A história recente da Packard Bell é atribulada. Depois de ter pertencido ao portfólio da japonesa NEC foi vendida no ano passado a um investidor americano de origem chinesa, John Hui.
O negócio poderá enfrentar obstáculos da parte da Comissão Europeia devido ao reforço da posição actual da Lenovo no mercado europeu, onde a Packard Bell tem também uma boa presença.
Actualmente a Lenovo está a sofrer uma forte concorrência da Acer, que quer ocupar o terceiro lugar no ranking dos maiores fabricantes de PCs. Com a aquisição a Lenovo fortalece a sua posição e reforça a capacidade de concorrer contra a Dell e a HP que se mantêm nos primeiros lugares de vendas.
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2006-06-23 - NEC negoceia a venda da unidade europeia da Packard Bell
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