A redução das tarifas de acesso à Internet por banda larga, nomeadamente as ligações ADSL, e a "aposta decidida" no alargamento do uso do software livre em Espanha foram duas das promessas deixadas durante a campanha de José Luis Rodríguez Zapatero, o candidato do PSOE vencedor das eleições gerais realizadas este fim de semana naquele país.



Durante um fórum de discussão promovido pela agência Europa Press, o futuro presidente do Governo espanhol assegurou que, caso viesse a ser eleito, garantiria o acesso à Internet por banda larga "a preços reduzidos para centros sociais, culturais e educativos e para cidadãos com necessidades especiais".



De acordo com o afirmado na altura, a aposta iria para o desenvolvimento e reforço das infra-estruturas de banda larga "de qualidade" que, através da concorrência do mercado, se traduzam numa redução das tarifas até que alcançassem preços "razoáveis", sem que o responsável socialista especificasse valores.



Ainda na área da banda larga, Zapatero comprometeu-se a investir mais no desenvolvimento do cabo, eliminando "diferenças regulatórias em redes que fomentam o desenvolvimento de determinadas infra-estruturas para a prestação de serviços, em prejuízo de outras por razões que pouco têm a ver com a eficiência económica".



Durante a campanha eleitoral, Zapatero prometeu ainda disponibilizar serviços básicos de acesso à Internet aos cidadãos com necessidades especiais, a par da colocação em marcha de um plano de incentivo à utilização das novas tecnologias entre a população adulta.



Para o futuro primeiro-ministro espanhol, o uso do software livre deveria ser alargado às instituições de ensino. A sua implementação no sistema de educação espanhol será, segundo Zapatero, "o primeiro passo para estender o seu uso de forma a que cada vez mais pessoas usem tais sistemas".



Notícias Relacionadas:

2004-01-05 - Número de linhas ADSL em Espanha ultrapassa 2,2 milhões

2003-10-16 - PSOE critica projecto do governo espanhol para o fomento da SI