Criada em 2017, a plataforma online refurbed tem ampliado as suas operações de forma estratégica. Inicialmente presente na Áustria e Alemanha, a empresa expandiu-se para Itália, Suécia, Irlanda, Países Baixos e Dinamarca. Com uma recente rodada de financiamento de 54 milhões de euros, chegou a um novo conjunto de países, entre os quais Portugal, totalizando 11 mercados europeus.

“Portugal apresenta um mercado maduro em termos de comércio eletrónico e uma crescente consciencialização ambiental entre os consumidores, fatores que consideramos cruciais para o sucesso da refurbed”, disse em entrevista ao SAPO TEK Kilian Kaminski, cofundador da Refurbed.

A escolha de Portugal também foi influenciada pelo potencial de crescimento do mercado de eletrónicos recondicionados no país. Estudos recentes indicam que menos de 20% dos portugueses compram equipamentos recondicionados, uma taxa significativamente menor comparada a mercados mais maduros como a Alemanha ou os Países Baixos. “Esta realidade foi um dos fatores que nos motivou a entrar no mercado português. Vemos uma oportunidade única de educar os consumidores sobre as vantagens dos dispositivos recondicionados, que são de qualidade comparável aos novos, mais sustentáveis e acessíveis, do que os novos”, explicou.

A loja online chega a Portugal com um marketplace de produtos tecnológicos e desportivos recondicionados, entre os quais smartphones, tablets, computadores, bicicletas e equipamentos de fitness, apresentados como até 40% mais baratos do que os novos. Além disso, produzem menos 73% de resíduos eletrónicos, 80% menos CO₂ e utilizam 90% menos água em comparação com a compra de dispositivos novos, alega a plataforma.

Clique nas imagens para mais detalhe

Kilian Kaminski referiu ter grandes expectativas para a operação em Portugal. A curto prazo, o objetivo é estabelecer uma presença sólida e construir uma relação de confiança com os consumidores locais. “Pretendemos crescer de forma sustentável, adaptando a nossa oferta às necessidades específicas do mercado português”, disse. A longo prazo, a refurbed ambiciona tornar-se uma referência no segmento de eletrónicos recondicionados em Portugal, contribuindo significativamente para a redução do desperdício eletrónico e promovendo a economia circular.

Para operar em Portugal, a plataforma seguirá o modelo operacional de trabalho remoto que utiliza noutros mercados. A sede da empresa fica em Viena, mas as equipas estão distribuídas por toda a Europa. Em Portugal, Francisco Esteves será o responsável pelo negócio, adaptando estratégias ao contexto nacional e estabelecendo parcerias locais. “Esta estrutura flexível e distribuída permite-nos adaptar rapidamente às necessidades dos mercados e manter eficiência operacional e qualidade de serviço”, sublinhou Kilian Kaminski.

“A entrada da refurbed em Portugal representa não apenas uma expansão de negócios, mas também um compromisso com a sustentabilidade e a inovação, oferecendo aos consumidores portugueses uma alternativa tecnológica acessível e ecológica”, rematou o responsável.