A situação financeira da Samsung parece continuar menos favorável, que viu o seu lucro operacional cair 55,7% entre julho e setembro deste ano face ao período homólogo, reduzindo para cerca de 6,7 mil milhões de dólares. O anúncio foi feito pela empresa num comunicado disponível no site, registando um aumento de lucros e receitas desde o início de 2019. A previsão já tinha sido anunciada no início deste mês. À semelhança do lucro operacional, também as receitas caíram, desta vez 5,3%, passando para cerca de 53,4 mil milhões de dólares.

"O lucro do terceiro trimestre caiu acentuadamente em relação ao ano passado, mas melhorou em relação ao trimestre anterior, à medida que as vendas mais fortes de smartphones e a utilização melhorada de telas OLED móveis foram prejudicadas pela fraqueza contínua no mercado de chips de memória", afirmou a Samsung em comunicado.

Samsung
Resultados financeiros da Samsung de 2017 até ao terceiro trimestre de 2019

Assim, e apesar de não divulgar números concretos, a empresa refere que os chips de memória são os principais prontos críticos relativamente à obtenção de lucro, apesar de prever um aumento das vendas em 2020. No entanto, noutras áreas as notícias não são assim tão negativas para a empresa. O Galaxy Note 10, por exemplo, fez aumentar as vendas totais em 10%.

Galaxy Note 10 e Note 10 +: “o próximo nível de poder” já está à venda. Modelo 5G fica de fora em Portugal
Galaxy Note 10 e Note 10 +: “o próximo nível de poder” já está à venda. Modelo 5G fica de fora em Portugal
Ver artigo

Os negócios do mobile geraram um lucro operacional de 2,5 mil milhões de dólares neste trimestre, o que significa um aumento de 32% em relação ao ano anterior. No entanto, a Samsung espera vendas de smartphones mais fracas para o resto do ano, devido à "incerteza económica e aos efeitos sazonais". Ainda relativamente a 2020 a gigante tecnológica prevê um aumento de vendas em produtos 5G e equipamentos dobráveis.