Nas últimas semanas não faltaram rumores, leaks e imagens quase finais dos novos smartphones, mas hoje é dia de confirmar tudo e por isso estamos a acompanhar em direto mais um Unpacked da Samsung. O evento arranca às 21 horas, mas entretanto pode ir acompanhando uma rodada infinita de anúncios da marca

A tradição ainda é o que era e a conferência foi aberta por DongJin (DJ) Koh, presidente e CEO da Samsung Mobile, que fala de ambição, experiência do consumidor e de segurança, antes de apresentar o "smartphone mais poderoso do mundo", o Note 10. O novo phablet da Samsung é ainda maior do que os modelos anteriores, com uma versão Note 10 + com mais bateria, RAM e espaço para guardar ficheiros.

primeiro modelo Galaxy Note foi lançado em 2011, na IFA, e tornou-se rapidamente um sucesso numa fórmula mais profissional na qual a Samsung continuou a apostar. Dez versões depois (e apesar do desaire com o Note 7 que teve de ser retirado do mercado), o Note 10 continua a combinar no mesmo pacote o que de melhor a Samsung tem para oferecer, herdando também fatores de sucesso da linha Galaxy S, que está mais focada na utilização pessoal.

O Note 10 + tem o maior ecrã de sempre de um Note, com 6,8 polegadas, mas também o aproveitamento do ecrã, virtualmente sem molduras, e um "buraco" para a câmara permitem esticar o espaço útil no Note 10, com 6,3 polegadas.

Primeiras impressões: O novo Galaxy Note 10 é maior em tudo. E também melhor
Primeiras impressões: O novo Galaxy Note 10 é maior em tudo. E também melhor
Ver artigo

O potencial de produtividade e de entretenimento foi explorado por Drew Blackard, product manager da Samsung, que detalhou todas as novas características dos smartphones. O novo processador Exynos, as funcionalidades da S Pen, o desempenho das câmaras na fotografia e vídeo estiveram em destaque nas várias apresentações que contaram com a ajuda de convidados de várias áreas, desde YouTubers a outros criadores de conteúdos.

O SAPO TEK também já teve oportunidade de experimentar os novos modelos e já partilhámos a experiência numas primeiras impressões, mas alguns detalhes pode ver já no vídeo.

As novas funcionalidades da S Pen foram tema para uma longa apresentação da forma como a caneta reconhece as notas escritas que podem ser transformadas em texto de Word ou PDF, mas também da utilização da caneta como um acessório de controle à distância, para tirar fotografias, fazendo zoom, controlando efeitos. O giroscópio integrado também permite controlar outras aplicações, como o YouTube, e a Samsung vai disponibilizar hoje APIs para que possa também ser integrado noutras apps.

Samsung Note 10 e 10 + já podem ser encomendados e preço chega aos 1.229 euros
Samsung Note 10 e 10 + já podem ser encomendados e preço chega aos 1.229 euros
Ver artigo

A captura de vídeo em qualquer lugar, com os novos efeitos, e a edição rápida são algumas das funcionalidas demonstradas no palco do Unpacked, com criadores de conteúdos a elogiarem os vários filtros e o AR Doodle, que permite adicionar desenhos que "colam" às personagens do vídeo que está a filmar, e que se movimentam com elas, podendo ser aplicadas em grupos, ou mesmo em cenários.

Este é o vídeo oficial dos novos Note 10

Em termos de criatividade, de notar também o 3D scanning e a possibilidade de criar efeitos tridimensionais tirando partido da câmara de profundidade incluída no Note 10 +, que compõe o sistema fotográfico com quatro câmaras.

E ainda ...

A Samsung aproveitou ainda a "audiência" para apresentar o Galaxy Watch Active 2 e o Tab 6, que já tinha lançado no início da semana passada, mostrando as novas funcionalidades e uma edição especial Under Armour com ligação ao ecossistema para quem gosta de correr.

O preço do Watch Active 2 começa nos 279 dólares, e vai chegar às lojas setembro, enquanto o tablet Tab 6 vai estar à venda ainda em agosto.

O elemento que faltava é o Samsung Dex, que estende a utilização do smartphone a um ecrã maior, e que agora também funciona de forma semelhante quando ligado a um PC ou a um Mac.

A Microsoft é parceira neste lançamento com experiências integradas no Note 10, potenciadas por um botão de "link to PC" no smartphone, que replica as notificações, as notas e as aplicações no computador.

Até ao fim do ano esta experiência vai estender-se também à possibilidade de fazer e receber chamadas diretamente num computador ligado a um smartphone Note 10.

Quase a chegar ao fim da apresentação, a Samsung tirou ainda do bolso o Galaxy Book S, um novo computador portátil ultraleve, super fino, com ecrã de 13 polegadas que tem parece um laptop mas tem "a essência de um smartphone", com um processador móvel, ligação permanente, Windows 10 e uma bateria que dura 23 horas. E recarrega com o mesmo carregador do Note 10.

O Book S vai estar à venda em setembro, com um preço a partir de 999 dólares, mas não é clara a data de chegada à Europa, e a Portugal.

Utilização integrada entre todos os dispositivos

Satya Nadella, CEO da Microsoft era o convidado surpresa que DongJin (DJ) Koh guardou para o fim, anunciando o reforço de uma parceria em modo de colaboração aberta para trazer mais inovação, criando uma ligação semelhante através de equipamentos e experiências.

"Ainda estamos no princípio, mas vamos ter muito mais", afirmou Satya Nadella que detalhou uma visão em que as aplicações e software funcionam de forma semelhante num telefone, num tablet e num PC, melhorando a experiência dos utilizadores.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada durante a conferência. Última atualização 22h35.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.