No primeiro semestre deste ano os resultados líquidos da Sonaecom aumentaram 62,4% face ao período homólogo, situando-se nos 31,7 milhões de euros, mesmo com as receitas globais da companhia a descerem 5,5%, para os 425,4%.

O valor foi "positivamente influenciado pela melhoria do EBITDA" (que cresceu 7%, para os 106,5 milhões de euros) e pelos "ganhos de eficiência, com os custos operacionais a reduzirem 8,6%", avança a empresa em comunicado de imprensa.

A estratégia definida para os negócios da Optimus, que passou a posicionar-se como um operador integrado, foi destacada como uma das responsáveis pelos bons resultados, com a operadora a atingir um "recorde histórico" de 33,6 milhões de euros de lucros, mais 69% que no mesmo período de 2010.

O desempenho foi influenciado pelo também "recorde" EBITDA, que se se situou nos 105,2 milhões de euros semestrais, o que corresponde a um crescimento de 8,5% face ao período homólogo.

A base de clientes da operadora cresceu 3,4% no negócio móvel, sendo agora de 3,59 milhões de clientes, bem como o número de clientes pós-pagos, que representa agora 33,7 por cento da base de subscritores e aumentando um ponto percentual face ao primeiro semestre de 2010.

No negócio fixo, apesar do aumento de 8,9% no número de acessos para o segmento empresarial (para os 155 mil), verificou-se um decréscimo global de 11,1% no que respeita ao volume de negócios, que não ultrapassou os 106,9 milhões de euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico