A Zon Multimédia obteve lucros de 20 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, o que representa um crescimento de 3,3% face a 2011. As receitas aumentaram 0,7%, para os 428,6 milhões de euros, revela num comunicado enviado à CMVM.

O desempenho fica a dever-se, sobretudo, aos bons resultados conseguidos no negócio de telecomunicações. "As receitas da empresa apresentaram uma evolução positiva", "com os negócios de televisão, internet e voz a compensarem a quebra nas receitas da área de exibição cinematográfica", afirma a operadora.

A empresa deu ainda conta de um crescimento de 7,7% no número de clientes de serviços triple play, terminando o primeiro semestre de 2012 com uma base de 730,9 mil clientes que contratam três serviços (tv + internet + voz). "A penetração destes clientes na base de clientes de cabo voltou a aumentar, para 60,4%", acrescenta a operadora.

Na TV Cabo o número de clientes aumentou 2,2%, situando-se agora nos 1.586 mil subscritores de televisão paga, enquanto na banda larga o crescimento foi de 5,1%, para os 751,5 mil. As comunicações fixas registaram um aumento de 14,5% na base de clientes, para 947 mil.

Já a receita média por cliente (ARPU) desceu 3,2%, para 34,7 euros, o que segundo a empresa reflete "uma combinação de fatores, como a presença dos pacotes de serviços de gama mais baixa no mix de clientes e o desempenho, ainda sob pressão, das receitas provenientes de canais premium".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes