A Xiaomi tem razões para sorrir com os seus resultados financeiros referentes a 2023. A fabricante chinesa reportou lucros líquidos bastante acima das expetativas do mercado, resultando num aumento de 126,3%, num total de 2,47 mil milhões de euros. A empresa justifica os bons resultados pela sua agilidade e eficiência nas operações comerciais.
As receitas totais foram de 34,68 mil milhões de euros para o seu ano de 2023, sendo o seu segundo melhor resultado desde que o grupo entrou para a bolsa. A Xiaomi reportou ainda despesas no negócio de veículos elétricos inteligentes (EV) e outras iniciativas em 102,4 milhões de euros.
No quarto trimestre de 2023, a receita total da empresa tinha crescido por dois trimestres consecutivos, somando 9,37 mil milhões de euros, num aumento de 10,9% face ao período homólogo do ano anterior. Os lucros líquidos deste trimestre aumentaram 236,1% para 627,2 milhões de euros.
Veja na galeria imagens do Xiaomi 14
A empresa diz que ao longo de 2023 executou a sua estratégia operacional de “dupla ênfase em escala e rentabilidade”, dando também início a uma nova estratégia corporativa em torno do ecossistema inteligente “Humano x automóvel x casa”. Foi ainda destacado a capacidade de resiliência da empresa no crescimento do grupo e eficiência nas operações comerciais. Essa estratégia deu ainda origem ao novo sistema operativo Xiaomi HyperOS, que vai ligar todos os produtos do seu ecossistema.
A próxima etapa da empresa está marcada para o dia 28 de março, data que comemora o lançamento do seu primeiro automóvel, o Xiaomi SU7.
Foi também destacado o crescimento da área de negócio dos smartphones. A empresa enviou globalmente 145,6 milhões de unidades durante 2023, sendo que a sua receita anual atingiu os 20,16 mil milhões de euros. E obteve uma margem de lucro bruto de 14,6%. A fabricante manteve-se entre os três primeiros lugares de envios globais nos últimos três anos consecutivos. No quarto trimestre de 2023, foram distribuídos globalmente 40,5 milhões de unidades, presentando um aumento de 23,9% face ao ano anterior.
O mercado de smartphones premium foi um dos focos da empresa durante 2023, com o preço médio de venda destes equipamentos na China a aumentar 19% face ao ano anterior. A empresa destaca o aumento da sua quota de mercado no segmento de smartphones que custam entre os 512 e 768 euros na China, num total de 16,9% da fatia do mercado, um aumento de 9,2% face ao ano passado.
Veja na galeria imagens do primeiro automóvel elétrico da Xiaomi
Foi também atingido um novo recorde do número de equipamentos conectados, os produtos IoT, registando receitas de 10,24 mil milhões de euros. A margem de lucro bruto foi de 16,3%, um recorde para a empresa. A sua plataforma de IoT registou 739,7 milhões de equipamentos conectados, excluindo smartphones, tablets e portáteis, traduzindo-se num aumento de 25,5% face ao ano anterior. Aumentou também o número de utilizadores com cinco ou mais equipamentos ligados à sua plataforma, ou seja, 14,5 milhões, num aumento de 25,3%. E o número médio de utilizadores da sua aplicação Mi Home cresceu para 85,8 milhões até ao final de 2023.
A nível de serviços de internet, a Xiaomi destaca igualmente os recordes de receitas e margens de lucro bruto. As receitas atingiram 3,84 mil milhões de euros e a margem de lucro chegou aos 74,2%. Nas suas parcerias globais, adotando uma abordagem aberta, a receita dos serviços de internet no exterior aumentou 24,1% face ao ano anterior, para 1,07 mil milhões de euros. Este registo foi um recorde para a empresa e representou 28% das receitas totais de serviços de internet do Grupo.
Projetando os objetivos até 2030, a empresa procura investimentos mais sustentáveis em tecnologias de base fundamentais, tendo o objetivo de liderança. Em 2023, as despesas de investigação e desenvolvimento da empresa foram de 2,44 mil milhões de euros, um aumento de 19,2% face ao ano anterior. A empresa tinha 17.800 colaboradores nesta área até ao final de 2023, representando 53% dos seus funcionários totais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários