Uma análise da Congressional Management Foundation (CMF) revela que a qualidade dos sites de membros do Congresso norte-americano ficam aquém daquilo que seria de esperar. Na maioria dos casos as páginas estão mas estruturadas no que diz respeito a informações básicas, como horários de atendimento ou contactos para esclarecimento de dúvidas,



De acordo com a o relatório da associação apenas 13,8 por cento dos site obtiveram classificação máxima na análise. Estas páginas foram distinguidas pela sua boa estruturação, usabilidade e interactividade sendo consideradas "um exemplo a seguir".



Por sua vez, 47,6 por cento obtiveram classificação intermédia e mais de 38 por cento chumbaram com pontuação negativa dada a falta de actualização dos dados publicados, má estruturação ou falha de informação apresentada.



Cerca de 49 por cento dos sites não possuem um nível satisfatório de conteúdos informativos, designadamente ao nível de contactos. O relatório mostra que apenas 26 por cento das páginas apresenta informações capazes neste segmento.



O relatório mostra que apenas 11 por cento das páginas da Casa Branca e cinco por cento das referentes ao Senado incluem horário de funcionamento dos serviços e que as ligações a entidades promotoras externas são postas de parte por 32 por cento das páginas analisadas.



De uma forma geral, as páginas dedicas à facção Republicana foram as que obtiveram as classificações mais elevadas, com 66 por cento dos sites a serem classificados satisfatórios, contra os 56 por cento obtidos pelos democratas.



A CMF salienta que a boa estruturação das páginas é uma das formas mais eficazes para aumentar a produtividade dos serviços. A diminuição do fluxo de chamadas externas, para recolha de informações ou esclarecimento de dúvidas são alguns dos reflexos que as entidades governamentais poderão verificar através da melhoria das informações prestadas online.

Notícias Relacionadas:

2006-12-10 - Acesso à Internet põe de parte os cidadãos com necessidades especiais