Depois de uma investigação iniciar em Janeiro passado aos negócios de conteúdos para o sector móvel, o comissário Europeu da Concorrência mostra agora vontade de analisar com maior detalhe a área de produção de conteúdos para a Internet tentando apurar se os media tradicionais estão a abafar o seu desenvolvimento. Mario Monti, responsável pela Direcção-geral da Concorrência, lembrou numa conferência que a Comissão Europeia está preocupada com o equilibrio saudável deste mercado.



O primeiro inquérito nesta área, lançado em Janeiro, dedicava-se à venda de direitos sobre conteúdos de desporto na área dos operadores móveis 3G e está agora em análise depois do prazo das respostas ao mercado e reguladores ter terminado a 1 de Julho.



A Comissão quer agora lançar um segundo inquérito sobre os conteúdos para Internet, considerando que os recentes desenvolvimentos, como o video on demand, demonstram que existe uma grande procura nesta área, contrariada porém pela tendência dos operadores de televisão em protegerem as suas posições, o que atrasa as novas tecnologias e a entrada de novos players no mercado, explicou Mario Monti.



O novo inquérito, lançado este semestre, vai focar-se em três grandes tipos de conteúdos, nomeadamente a música, filmes e novamente o desporto, salientou ainda o Comissário



Os operadores móveis de redes 3G têm vindo a protestar contra os entraves na área de licenciamento de imagens de jogos de futebol, já que as empresas de media tradicional detêm os direitos e impedem um acesso mais alargado a esses conteúdos, existindo o mesmo tipo de queixas em relação a editoras de direitos cinematográficos.



Mario Monti prometeu que a Comissão Europeia vai continuar a seguir atentamente esta área, utilizando todos os instrumentos legais ao seu alcance e a modernização das regras anti-trust para resolver os entraves ao desenvolvimento do mercado.

Notícias Relacionadas:

2004-02-08 - Entrevista: "Os objectivos do eEurope são ambiciosos mas não impossíveis"

2002-09-25 - Estudo da KPMG afirma que empresas de média se dedicam demasiado à protecção dos conteúdos