O mercado português de Média Entretenimento deverá gerar, em 2010, receitas no valor de 4,8 mil milhões de dólares (o equivalente a cerca de 3,9 mil milhões de euros), registando "uma ligeira recuperação face a 2009", de acordo com as últimas estimativas da PricewaterhouseCoopers (PwC).

A análise prevê ainda que mercado nacional registe um crescimento de 5,9 por cento nos próximos quatro anos, atingindo em 2014 receitas no valor de 6,3 mil milhões de dólares - cerca de 5,1 mil milhões de euros.

O aumento esperado fica acima do crescimento esperado na região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África), que deverá progredir, em média, 4,6 por cento até 2014, avança a mesma fonte.

O desempenho estimado para Portugal fica a dever-se principalmente ao mercado de acessos à Internet, que deverá crescer 12,2 por cento nos próximos quatro anos, sendo responsável por receitas no valor de 1,7 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) em 2014.

À parte dos serviços de Internet, também os gastos dos consumidores e utilizadores de canais de televisão, videojogos, jornais, revistas, rádio e cinema deverão apresentar um crescimento de 5,7 por cento no período em análise, o que se traduzirá em receitas na ordem dos 3,38 mil milhões de dólares (2,75 mil milhões de euros).

A publicidade é a área para a qual as estimativas são menos animadoras, sendo esperada uma estagnação do mercado até 2014, com as receitas a ficarem-se pelos 1,2 mil milhões de dólares (970 milhões de euros).