A Portugal Telecom terminou o segundo trimestre de 2011 com receitas de 1,7 mil milhões de euros, menos 5,3 por cento que no mesmo período do ano passado. Para o mesmo período o EBITDA fixou-se nos 708 milhões de euros, também em queda (5,3 por cento). No que se refere aos negócios em Portugal as receitas da rede fixa e da TMN caíram 7,5 por cento.



Contudo, a empresa cresceu no retalho fixo (0,9 por cento) graças ao desempenho do Meo, que permitiu à operadora crescer 6,3 por cento no mercado residencial. No mercado fixo a PT angariou no período 44 mil clientes no serviço de TV por subscrição e 21 mil nos serviços de Internet.



Na área móvel a operadora explica que os resultados - as receitas caíram 10,7 por cento para os 306,7 milhões de euros - reflectem menos receitas de clientes, resultado da situação económica, do aumento do IVA, menor venda de equipamentos, entre outros factores. Na operação móvel os dados representaram 27,8 por cento das receitas de serviços, crescendo ligeiramente face ao mesmo período do ano passado.



O capex da PT no período entre Abril e Junho deste ano recuou (5,8 por cento) para 294 milhões de euros, cerca de 17 por cento das receitas, e esteve sobretudo direccionado para a introdução de novas tecnologias e serviços na rede de fibra óptica e no serviço de TV por subscrição, bem como para a troca de equipamentos 2G por equipamentos 4G (LTE).



O cash-flow operacional, por seu lado, aumentou 164,7 por cento para os 410 milhões de euros. Explica a operadora que o bom resultado neste indicador é impulsionado pela melhoria da tendência das receitas e do EBITDA diminuída a "pressão no capex, depois de completo o programa de modernização da rede, e pela gestão rigorosa do fundo de maneio".



No relatório enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários a Portugal Telecom explica que "este trading update, não sendo uma divulgação completa de demonstrações financeiras e,
portanto, não auditada, exclui a consolidação proporcional da Oi e da Contax".
Os resultados completos serão divulgados a 31 de Agosto.