Os dados são da Gartner que ontem reviu as previsões para 2014 e 2015. A empresa de estudos de mercado defende que este ano serão vendidos 308,4 milhões de computadores, um número que em 2015 aumentará para 316,6 milhões, reaproximando-se dos valores de 2013 (317,6 milhões). Os valores contabilizam todo o tipo de dispositivos, incluindo smartphones e traduzem uma queda de 2,9%. Em 2013 foi de 9,5%



Seguindo uma tendência que já se manifestou em anos anteriores, as vendas de computadores de secretária e portáteis diminuirá este ano, de 296,1 para 276,2 milhões. Já os ultraportáteis ganharão espaço, algo que também é notório nos tablets e nos smartphones, também analisados pela empresa.



No caso dos smartphones, prevê-se que sejam vendidos 1,9 mil milhões este ano, mais 3,1% que em 2013. O crescimento dos tablets será maior, 24%, para um total de 256 milhões de unidades.



Voltando ao domínio dos PCs, as vendas de ultraportáteis aumentarão de 21,5 milhões de unidades no ano passado para 32,2 milhões de unidades este ano. As mesmas tendências continuarão no próximo ano, tanto no que se refere à diminuição de vendas nos portáteis e desktops, como no crescimento das preferências por modelos ultraportáteis.



A substituição de computadores no mercado empresarial, a habitual e a decorrente do fim do suporte para Windows XP, serão drivers importantes para alcançar os números previstos para 2014, sobretudo em regiões como a Europa Ocidental. A Gartner estima que serão vendidos 60 milhões de computadores no âmbito de programas de substituição empresariais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.