O mercado da publicidade online deverá ter uma recuperação pouco significativa durante o ano de 2003, apesar do crescimento previsível de quase 50 por cento nos serviços de posicionamento pago de anúncios, de acordo com um estudo apresentado ontem pela Jupiter Research.

A mesma firma conclui ainda que do total do "bolo" de 6,3 mil milhões de dólares das receitas da publicidade online, este tipo de modalidade publicitária deverá ser responsável por 1,6 mil milhões de dólares. Quanto aos banners gerarão receitas acima dos 3 mil milhões de dólares.

Registe-se que o serviço de posicionamento de publicidade em sintonia com os resultados das pesquisas tem sido responsável pela sustentação económica de sites especializados em pesquisas, como o Google, os quais sentiram de forma particular a quebra do investimento publicitário a partir do ano de 2000 - responsável pelo encerramento de várias empresas dotcom.

Com este sistema os anunciantes tem a vantagem de colocar os seus anúncios perto de conteúdos relacionadas com palavras chave que se identificam com o produto em causa. Além disso, os seus custos de manutenção são inferiores uma vez que o anúncio é pago conforme o número de vezes que o seu respectivo site for visionado.

"O impacto do serviço de posicionamento pago vai muito para além do seu volume em dólares", adiantou o analista da Jupiter Research Gary Stein, no referido documento. "Os intervenientes, as tácticas e as tecnologias de pesquisa são o ponto fulcral dos negócios de marketing em suporte digital (...)", concluiu o mesmo.

No total, a Jupiter prevê que a publicidade online cresça em 2003 cerca de 10 por cento. E a tendência será de crescimento até 2008, altura em que o posicionamento pago, os banners e os classificados, devem atingir receitas de 14,8 mil milhões de dólares.

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