De acordo com uma análise conduzida pela UBI Research, o mercado global dos ecrãs OLED deverá crescer cerca de 13,8% em 2019. Este crescimento vai elevar o valor das receitas anuais geradas neste sector até aos 32,2 mil milhões de dólares.
A empresa indica que o crescimento vai ser alavancado pelos smartphones - mais especificamente pelo segmento dos equipamentos flexíveis - e pelas televisões.
Uma consequência natural deste crescimento é a redução do preço dos painéis, que, desta forma, deverão também começar a integrar smartphones e TVs de gamas cada vez mais baixas.
No mercado dos smartphones, as fabricantes tendem a optar por uma de duas tecnologias: LCD e OLED. No entanto, e apesar de ser mais eficiente no que toca ao consumo de bateria, o LCD não é capaz de reproduzir os pretos profundos que o OLED consegue exibir. E num mercado cada vez mais focado na qualidade de imagem, as marcas estão cada vez mais interessadas em construir equipamentos com displays capazes de impressionar o utilizador. Atualmente, as telas OLED são mais caras que os LCD, pelo que apenas os telefones topo de gama costumam contar com OLEDs, mas com a potencial queda nos preços de fabrico e distribuição, é possível que, em 2019, venhamos a conhecer mais telefones OLED de marcas como a Nokia ou a Xiaomi.
Este tipo de monitores são muito populares no mercado Android, mas os rumores indicam que todos os iPhones vão transitar para OLED já este ano, o que, a concretizar-se, significa que o iPhone Xr será o último modelo com tecnologia LCD.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários