Seguindo-se a tendência de traduzir em números as tendências de 2019, a Newzoo e a Game Industry.biz reuniram os dados de vendas dos videojogos deste ano em todos os segmentos, concluindo que houve um crescimento de 7,2% face a 2018, com o mercado global a valer 148,8 mil milhões de dólares. O estudo considera tanto as vendas em caixa do retalho, como a distribuição digital nas diferentes plataformas.

De considerar que o mercado de videojogos está dividido em três partes: o PC que vale atualmente 35,3 mil milhões de dólares e representa 24% do bolo; as consolas domésticas totalizam 45,3 mil milhões de dólares para uma quota de 30%; e por fim o mobile que é hoje o principal catalisador da indústria ao valer quase o dobro do PC: 68,2 mil milhões de dólares, o que representa 46% do total do mercado. E este foi o que mais cresceu face a 2018, em 9,7%. O PC e consolas também cresceram em 2,8% e 7,3%, respetivamente.

tek vendas PC

Ainda no que diz respeito à segmentação dos três sectores, no mercado mobile destacam-se claramente o gaming nos smartphones com 37% do total do mercado (54,7 mil milhões) e os jogos de table apenas representam 9% (13,4 mil milhões) do bolo total. Dentro do PC, o único segmento que baixou foram os jogos em browser, decrescendo 15,4% face ao ano passado, valendo “apenas” 3,5 mil milhões de dólares, o que no bolo representa 2%.

O estudo centrou-se ainda no mercado do Reino Unido, uma das principais referências mundiais, destacando as vendas de jogos em caixa na PlayStation 4 como as que mais venderam. A Xbox One assume-se ligeiramente à frente da Switch, com 26,8% e 26%, respetivamente. Ao passo que as vendas de jogos em PC em caixa são praticamente inexistentes, ou seja, 0,9% o que salienta a força que plataformas como o Steam, Epic Games e GoG têm atualmente.

No que diz respeito à exposição dos videojogos, em termos de cobertura, Fortnite foi o campeão do ano com quase 100 mil artigos escritos, seguindo-se Death Stranding e Apex Legends. Fortnite foi também o campeão do Twitter, mas o jogo mais visto no YouTube, como já se sabia, é Minecraft, com mais de 100 mil milhões de visualizações. Os jogos que obtiveram mais pontuação no Metacritic foram Resident Evil 2 (Xbox One), Divinity: Original Sin 2 (Switch) e Red Dead Redemption (PC), todos eles com média de 93. O jogo mobile que obteve mais sucesso a nível mundial foi PUBG mobile, com 268 milhões de downloads.

tek vendas pc

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.