O mercado de Bens de Consumo Tecnológicos em Portugal atingiu os 730 milhões de euros nos últimos três meses 2015, valor que representa uma queda de 5% face a idêntico período do ano anterior.

Para os maus resultados contribuíram grande parte dos setores, que reforçaram ou mantiveram tendências negativas em contraste com os dois primeiros trimestres de 2015. Os aparelhos domésticos foram novamente o setor mais positivo, a par das Telecomunicações, que registaram um crescimento marginal.

Apesar do crescimento negativo de 9% em valor no último trimestre do ano face ao seu período homólogo, com um total de 737 milhões de euros, o sector das telecomunicações cresceu 2% em valor no ano de 2015. Os smartphones foram, mais uma vez, os equipamentos que registaram taxas de crescimento mais fortes.

O mercado da Eletrónica de Consumo registou um decréscimo de 6,7% na comparação com o trimestre homólogo e de 10% avaliando todo o ano de 2015.

Apesar de o quarto trimestre de 2015 ter ficado um pouco acima do trimestre anterior, o setor das tecnologias da informação caiu face ao seu período homólogo em cerca de 17%. O ano de 2015 encerrou assim com uma queda 13% em valor. Os tablets foram os dispositivos que registaram a queda mais significativa neste setor.