
A Microsoft chegou a um acordo para adquirir mais de 600 mil endereços IPV4, que disputou com outras três interessadas e pelos quais está disposta a pagar 7,5 milhões de dólares (5,3 milhões de euros), relata hoje a imprensa internacional.
O lote de 666.624 endereços pertence à Nortel, uma empresa canadiana de hardware que entrou em processo de falência e solicitou autorização ao tribunal para alienar os endereços. Por cada unidade vai receber cerca de 11,25 dólares, naquilo que alguns consideram ser um sinal do valor crescente dos endereços, numa altura em que estarão prestes a esgotar-se.
O "fim do IPV4" há muito que vem sendo anunciado e debatido por organizações e empresas, perante o desconhecimento e receio da maioria dos internautas, mas os avisos ganharam um tom mais sério o mês passado, com "o princípio do fim" assinalado com a entrega pela IANA - entidade gestora de endereços IP - dos últimos blocos de endereços aos coordenadores regionais (registries).
A preocupação crescente fez crescer não só a necessidade de pôr em medidas de transição para o próximo protocolo que vai assegurar a atribuição dos endereços de IP indispensáveis à navegação na Web, o IPV6, como terá aumentado o interesse das empresas em assegurar que não lhes vão faltar endereços do protocolo ainda vigente.
Há mesmo quem fale no receio de que se crie um mercado negro de endereços de IPV4 à medida que se torne cada vez mais difícil obtê-los e as empresas se deparem com os custos da migração para o IPV6.
O debate tem sido seguido pelo TeK, que ainda recentemente dedicou uma Montra ao tema da mudança para o novo sistema de endereçamento IP.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários