Pela primeira vez na sua história desde que está cotada em bolsa, a Microsoft vai hoje efectuar o pagamento de 8 cêntimos por acção aos seus accionistas, na sequência dos resultados financeiros divulgados em Janeiro. No total, a empresa vai distribuir mais de 850 milhões de dólares, contabilizou a Associated Press.




O valor entregue aos pequenos accionistas poderá ser quase insignificante, mas Bill Gates e Steve Ballmer vão receber pelas suas acções 96,5 milhões de dólares e 37,7 milhões de dólares, respectivamente. Um conjunto de 27 executivos da empresa receberá também 9,5 milhões de dólares pelas acções que possuem.



Esta distribuição de dividendos mostra uma alteração na política da empresa, que desde 1986 sempre acumulou lucros para aplicar em investigação, aquisições e processos legais. De acordo com a notícia da Associated Press, quando anunciou o pagamento de dividendos, o director financeiro da Microsoft notou que a empresa era a única do índice industrial Dow Jones que não distribuía dividendos. Agora, com a esperada conclusão dos problemas legais, a empresa considera que pode fazer estes pagamentos.

Notícias Relacionadas:

2003-02-12 - Comissão avalia nova queixa antitrust contra a Microsoft

2003-01-17 - Microsoft paga dividendos pela primeira vez

2002-07-19 - Microsoft e Sun apresentam lucro no último trimestre fiscal