As ações da Microsoft fecharam esta quinta-feira a valer 348,10 dólares, um novo máximo histórico que atira o valor da companhia para 2,6 biliões de dólares. Desde o início do ano, as ações da companhia liderada por Satya Nadella valorizaram 46% e continuam em trajetória positiva, à boleia da aposta que a empresa tem vindo a fazer na inteligência artificial e no ChatGPT.

A Microsoft é um dos grandes investidores na OpenAI, que desenvolveu o chatbot de IA generativa do momento e tem vindo a integrar a tecnologia em diferentes produtos. A tecnologia do ChatGPT foi já integrada pela Microsoft em produtos de consumo, como o Bing, e empresariais, como os serviços do Azure.

A trajetória das ações, como sublinha a Reuters, mostra a confiança do mercado no posicionamento da Microsoft como um líder nesta área, uma visão que a empresa tem alimentado com novos lançamentos e estimativas positivas de resultados, graças a esta aposta.

No fecho do mercado, esta quinta-feira, as ações da Microsoft tinham aumentado o seu valor em 3,2% para atingir o novo máximo - o anterior foi alcançado em novembro de 2021, mas a tendência otimista não se revela só na companhia. A expectativa em torno da IA tem vindo a acelerar o crescimento de outras empresas, como a Nvidia, que continua a sua caminhada para se juntar ao exclusivo clube das empresas que valem mais de um bilião de dólares.

Esta quinta-feira as ações da empresa de semicondutores, com uma oferta incontornável para as empresas que estão a preparar os seus centros de dados para a IA, fecharam nos 432,89 dólares. As ações da Apple também fecharam esta quinta-feira num valor recorde de 186 dólares.

No que se refere à Microsoft, a expectativa dos analistas continua a ser positiva, com a maioria das casas de investimento a preverem que a empresa vai continuar a valorizar-se, graças à procura crescente de soluções na área da inteligência artificial.