As patentes em questão serão sete, tecnologias que estão a ser usadas nos telemóveis da marca japonesa Duraforce, Hydro, Brigadier. Estão relacionadas com a gestão da autonomia dos equipamentos, serviços de localização, mensagens de texto, entre outras.



A Microsoft pretende com o processo obrigar a Kyocera a licenciar as suas patentes. Até lá quer que a justiça determine a proibição das vendas dos produtos da marca nos Estados Unidos. A dona do Windows também pretende garantir uma indemnização pelos alegados prejuízos, associados à utilização sem licenciamento das suas tecnologias.



Samsung, HTC, LG e ZTE estão entre as empresas com acordos de licenciamento com a Microsoft, para o uso das tecnologias em questão. É um acordo do género que a fabricante quer assinar com a Kyocera, que tal como as restantes marcas referidas suporta os seus dispositivos móveis no sistema operativo Android.



O caso está aliás ligado a um processo intentado pela Microsoft contra o sistema operativo Android que, segundo a empresa, viola as patentes em questão. Desse caso nasceu um programa de licenciamento dirigido a todas as empresas que usam o sistema operativo Android, que as principais fabricantes utilizadoras da plataforma já adotaram.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico