A Microsoft vai ajudar as empresas que estejam a dar os primeiro passos fornecendo-lhes gratuitamente um conjunto de produtos, entre os quais o Office SharePoint Portal Server, BizTalk Server e o Systems Center.

A iniciativa denomina-se BizSpark e foi lançada hoje para 30 países. Para Portugal a iniciativa será implementada no âmbito do Memorando de Entendimento 2.0 que a empresa assinou com o Governo no início do mês passado. No protocolo, a Microsoft prometia o acesso gratuito e facilitado à tecnologia para Empresas recém constituídas como parte do acordo para a área de economia portuguesa.

O programa, que será apresentado brevemente em Portugal, tem como meta ajudar as empresas nos três primeiros anos, periodo durante o qual fornecerá de forma gratuita licenças e apoio técnico para a maioria dos produtos Microsoft.

Para além do Office SharePoint Portal Server, do BizTalk Server e do Systems Center, a fabricante pretende ainda adicionar o Dynamics CRM em breve ao pacote. Outros beneficios da iniciativa passam ainda pela adesão a plataformas como o Microsoft Developer Network e Community Technology Preview do Azure, o cloud system anunciado na semana passada pela companhia.

Contudo, o acesso a estas condições exigem alguns pré-requisitos às empresas. Como tal, têm de ter administração privada, menos de 3 anos de actividade, receitas anuais inferiores a um milhão de dólares e têm de desenvolver web-based ou aplicações hospedadas.

As condições do programa para as empresas nacionais só serão conhecidas dentro de dias, quando o programa for apresentado em Portugal.