Está aberta uma nova fase de candidaturas do Programa Mais, uma iniciativa da Microsoft Portugal que pretende apoiar as pequenas e médias empresas portuguesas no acesso a programas de financiamento comunitário.

A nova fase de candidaturas, que teve início ontem e se prolonga até 15 de novembro, permite o acesso a uma linha de financiamento de mais de 59 milhões de euros que estão disponíveis para as PMEs, integrando um concurso para o desenvolvimento de produtos tecnológicos, com uma dotação de 26,5 milhões de euros. Estão previstas ainda mais duas fases de candidatura.

O Programa Mais foi lançado pela empresa em 2007 e já apoiou mais de 2200 projetos, dos quais 90 foram submetidos ao QREN. No total estes projetos representam um investimento superior a 35 milhões de euros.

Através do programa os consultores, apoiados pela Microsoft, prestam consultoria gratuita às PMEs para conseguir que as empresas e projetos encontrem os apoios mais adequados às suas necessidades, e facilitam ainda os contactos com organismos públicos e privados relevantes para o sucesso do projeto.

A linha de crédito possui um limite de financiamento de 4 milhões de euros por projeto, sendo 10% do montante global assegurado pelo próprio promotor. O prazo máximo de financiamento é de 8 anos, com 2 anos de carência de capital, e os empréstimos são contra garantidos pelo sistema de garantia mútua, em 37,5%, à semelhança do que acontece com as linhas de crédito do Estado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico