A Microsoft acaba de manifestar o seu interesse na aquisição da Yahoo, estando disposta a investir 44,6 mil milhões de dólares em dinheiro e acções.



A fabricante norte-americana pretende oferecer 31 dólares por acção da Yahoo, o que representa uma valorização de 62 por cento sobre o valor de mercado da empresa.



O objectivo da Microsoft é aumentar a sua competitividade no mercado online, nomeadamente no que se refere a serviços e quota de mercado no segmento de pesquisas na Internet, já que o motor de buscas Live não consegue angariar uma participação suficiente.



A Yahoo já reagiu à oferta referindo, em comunicado, que analisará cuidadosamente a proposta da Microsoft. Para já, a empresa refere apenas que as intenções da companhia de Bill Gates são atractivas para os accionistas.



Numa conference call realizada pela Microsoft, a empresa indicou que espera reduzir os custos em mil milhões e dólares por ano caso o negócio se concretize. Isto porque não só serão obtidas economias de escala à medida que a audiência aumente, como a inovação será mais rápida com a junção dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento - o que acaba por reduzir a redundância operacional, levando ao corte de custos -, nomeadamente no que se refere ao segmento de vídeos e conteúdos móveis.



O interesse da Microsoft no Yahoo já dura há alguns anos embora nunca tenha sido concretizado nenhum acordo. Contudo, em Maio de 2007 surgiram rumores referindo que as duas empresas norte-americanas estariam a retomar as negociações com vista à aquisição da Yahoo.




Na altura a notícia era avançada pelo New York Post, que referia o valor do negócio poderia fixar-se nos 50 mil milhões de dólares, algo como 37 mil milhões de euros.




Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com mais informações resultantes da conferência de imprensa organizada pela Microsoft.



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