A Microsoft anunciou uma reorganização da sua estrutura que passa a subdividir-se em três grandes áreas, dirigidas por três responsáveis que respondem directamente ao CEO, Steve Ballmer. O objectivo das mudanças é ganhar eficiência e melhorar o tempo de resposta no desenvolvimento de produtos, adianta a empresa em comunicado



A nova divisão de Negócios será liderada por Jeff Raikes e passa a controlar a área de Business Solutions (aplicações em pacote) e o grupo Microsoft Information Worker, que inclui a linha de produtos do Office. Entre as três será a divisão com maior peso já que representa cerca de 60 por cento das receitas do grupo.



A divisão de Plataformas, Produtos e Serviços será liderada por Kevin Johnson e Jim Allchim, que nos últimos anos tem estado à frente do desenvolvimento Windows e que agora planeia a reforma para o próximo ano. Esta área passa a englobar a divisão Windows Cliente, Servidor e Ferramentas, bem como o MSM.



A terceira das grandes áreas de actuação da Microsoft será dirigida por Robbie Bach e irá dedicar-se aos jogos e desenvolvimento de dispositivos móveis, reunindo as divisões de Entretenimento e Dispositivos.



"O nosso objectivo ao fazermos estas alterações é permitir que a Microsoft ganhe maior agilidade na gestão do crescimento e na execução da estratégia de software orientado aos serviços", explica Ballmer num email enviado aos empregados e citado pela C|Net.



De acordo com a mesma fonte a reorganização da Microsoft vinha sendo preparada desde Agosto e terá sido decidida na sequência de uma análise a críticas que apontavam para a excessiva burocratização da empresa.



Com este realinhamento a divisão de Plataformas, Produtos e serviços agrupa quase 60 por cento das receitas do grupo. A divisão de Negócios será responsável por cerca de 28 por cento das receitas, enquanto a divisão de Entretenimento e Dispositivos soma perto de 10 por cento das receitas.



Notícias Relacionadas:

2005-09-15 - Microsoft Portugal reorganiza área de serviços aproximando-se mais dos clientes

2003-12-16 - Microsoft anuncia mudanças na gestão da divisão Windows

2001-04-26 - Microsoft reestrutura unidade de consultoria e apoio