Em janeiro, a Microsoft despediu 1.900 empregados das suas divisões de gaming Xbox e Activision Blizzard. Esta foi uma medida de restruturação depois de concluído o negócio de compra da gigante responsável por Call of Duty e World of Warcrat. E seguiram-se outros despedimentos das maiores empresas de videojogos, incluindo a Sony PlayStation, Electronic Arts e Riot Games, para referir algumas. A própria Microsoft viria a fazer um segundo ajuste, surpreendendo a indústria com o encerramento de quatro estúdios, meses depois dos despedimentos.

Microsoft encerrou quatro estúdios de videojogos incluindo a criadora do sucesso Hi-Fi Rush
Microsoft encerrou quatro estúdios de videojogos incluindo a criadora do sucesso Hi-Fi Rush
Ver artigo

A Microsoft parece não ter acabado os planos de restruturação e prepara-se para despedir mais 650 empregados. A informação surge num memorando interno de Phil Spencer, que o The Verge teve acesso e estão ligados ao negócio com a Activision Blizzard. O patrão da Xbox deixa assente que nenhum jogo, equipamentos ou experiências foram canceladas, além de que nenhum estúdio foi fechado como resultado dos despedimentos.

Como parte do alinhamento da estrutura da equipa pós-aquisição e a gestão do nosso negócio, tomámos a decisão de eliminar cerca de 650 cargos da Microsoft Gaming, a maior parte com funções de corporativas e de suporte, para organizar o nosso negócio para um sucesso a longo termo”, lê-se no documento.

Phil Spencer diz que lamenta as notícias difíceis sobre os despedimentos, deixando o agradecimento aos colaboradores afetados. Nos Estados Unidos vão pagar as respetivas indeminizações, estender os planos de saúde e ativar os serviços que ajudam a transição da saída da empresa. Fora dos Estados Unidos as indeminizações vão respeitar as leis de cada localização.

Microsoft despede 1.900 trabalhadores da divisão Xbox e Activision Blizzard
Microsoft despede 1.900 trabalhadores da divisão Xbox e Activision Blizzard
Ver artigo

De recordar que a Microsoft encerrou em maio quatro estúdios da Bethesda, depois de ter comprado este gigante da indústria em 2020 por 7,5 mil milhões de dólares: A Arkane Austin, Tango Gameworks, Alpha Dog e a Roundhouse. A Tango Gameworks é o nome que mais se destaca, responsável por Hi-Fi Rush, um dos grandes sucessos do catálogo da Microsoft, que chegou recentemente à rival PlayStation 5, assim como a série de horror Evil Within