O ano de 2024 tem sido um pesado para a indústria de gaming, pela quantidade de despedimentos de funcionários das principais editoras e o encerramento de estúdios. A Microsoft, depois de ter realizado o maior negócio na indústria tecnológica com a aquisição da Activision Blizzard, começou o ano com o despedimento de 8% dos funcionários ligados à divisão de gaming, ou seja, 1.900 pessoas.
A bitola continuou em escalas diferentes entre outras gigantes do gaming: a Sony PlayStation dispensou 900 funcionários, o equivalente a 8% do seu talento, causando o encerramento do PlayStation London Studio; A Riot Games de League of Legends também despediu 530 colaboradores, 11% da sua força de trabalho; e a Electronic Arts também 650 colaboradores, equivalente a 5% dos funcionários.
Os reajustes na indústria têm continuado, com diversos encerramentos de estúdios. A Microsoft acaba de protagonizar mais um capítulo negro para a indústria ao encerrar mais quatro estúdios da Bethesda, depois de ter comprado este gigante da indústria em 2020 por 7,5 mil milhões de dólares: A Arkane Austin, Tango Gameworks, Alpha Dog e a Roundhouse.
A Tango Gameworks é o nome que mais se destaca, responsável por Hi-Fi Rush, um dos grandes sucessos do catálogo da Microsoft, que chegou recentemente à rival PlayStation 5, assim como a série de horror Evil Within. O estúdio tinha perdido recentemente o seu líder e fundador, Shinji Mikami, um dos diretores japoneses mais conceituados. Hi-Fi Rush não vai ser afetado pelo encerramento do seu estúdio.
A Arkane Austin foi o estúdio responsável por Redfall, um jogo multijogador com vampiros que era aguardado com antecipação pelos jogadores, mas acabou por ficar aquém das expetativas no seu lançamento. O jogo causou polémica pela quantidade de bugs, de ter sido lançado num estado inacabado. Foi um dos alarmes de que algo não estaria bem na organização interna dos estúdios da Microsoft. Na nota de informação, o jogo vai continuar disponível, mas a mais recente atualização Hero DLC foi o último conteúdo criado.
A Alpha Dog Games era um estúdio da Bethesda responsável por jogos mobile, destacando-se pela adaptação a smartphone de Mighty Doom. Em consequência, a Microsoft refere que o jogo será encerrado no dia 7 de agosto, procedendo de imediato com a desativação dos jogadores fazerem microtransações relacionadas com este título. A Roundhouse foi criada em 2019, que surgiu após reformulação da Human Head Studios, estúdio conhecido por Rune II. A equipa deste estúdio vai juntar-se à ZeniMax Online Studios.
O anúncio foi feito pelo líder da Xbox Game Studios, Matt Booty, que enviou um email aos funcionários a comunicar a decisão, reporta o IGN. Na sua mensagem, refere que os encerramentos devem-se ao ajuste de prioridades dos títulos e recursos. Apesar de não referir o número de trabalhadores afetados e possíveis despedimentos, muitos dos colaboradores estão a ser realocados em outros estúdios e projetos da Bethesda.
A Take-Two Interactive também encerrou há poucos dias dois estúdios internos, ligados à produção de jogos indie e um mês depois de ter despedido também 5% dos seus trabalhadores, afetando 600 profissionais. O primeiro foi o estúdio londrino Roll7, responsável por Rollerdrome e OlliOlli, títulos aclamados pela crítica e jogadores. O outro estúdio encerrado foi a Intercept Games, criadora dos jogos de simulação espacial Kerbal Space Program.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários