A Microsoft anunciou o seu novo módulo Goals para o Microsoft Viva, referida como a primeira plataforma de Employee Experience que reúne as ferramentas de colaboração, aprendizagem, bem-estar e ainda insights no fluxo de trabalho. O recurso pretende dessa forma apoiar os gestores a definir e a gerir os objetivos dos negócios das suas organizações.

O novo recurso surge no seguimento da aquisição da Ally.io em outubro de 2021, uma empresa dedicada a soluções para Objetivos e Resultados-Chave (OKR na sigla inglesa). As ferramentas garantem o alinhamento entre as equipas e o propósito da empresa, a missão e as suas prioridades estratégicas.

O Viva Goals encontra-se em visualização privada e pode ser adotado por empresas que adotam modelos híbridos. “Os colaboradores já não querem apenas sentir-se conectados e alinhados ao propósito, também desejam crescer e marcar a diferença nas organizações”, diz a Microsoft no comunicado.

Veja na galeria imagens do Microsoft Viva Goals:

Em estudo que a Microsoft realizou, 77% dos colaboradores destacavam como importante ou muito importante para a empresa proporcionar um sentido de finalidade e significado no trabalho. E 69% dos colaboradores destacaram a importância de serem recompensados pelo impacto, em vez do número de horas de trabalho. O Viva Goals permite aso colaboradores colocar as prioridades das suas organizações no centro dos processos críticos e poupar tempo na gestão dos objetivos para se focarem nos resultados de negócio.

Desde que começou a operar em 2018, a tecnologia da Ally.io já foi adotada por mais de mil empresas líderes de tecnologia, em fábricas, serviços financeiros e negócios de bem-estar em mais de 80 países. A sua tecnologia vai alimentar o módulo Viva, suportado ainda pelo Microsoft 365 e Teams. O módulo integra-se ainda no Azure DevOps, Jira, ZenDesk, Tableu e outros. Atualmente o Viva tem quatro módulos interconectados: Conexões, Insights, Tópicos e Aprendizagem.

Através do Viva Goals é possível estabelecer objetivos empresariais para o fluxo de trabalho numa base diária, facilitando a atualização dos dados e lembretes automáticos, assim como a partilha de OKRs e progressos através de dashboards personalizadas e ligações rápidas.