Transformar um parque de campismo num Silicon Valley: é este o plano do grupo brasileiro GCMP – Gestão de Capital & Management. O grupo apresentou à Câmara Municipal de Gaia a sua proposta para a construção de um novo tech hub chamado Gaia Innovation City.

O Jornal de Negócios avança que o grupo GCMP comprou os 20,8 hectares de terrenos do Parque de Campismo da Madalena por oito milhões de euros. Ao todo, o projeto conta com um investimento estimado entre os 700 milhões e mil milhões de euros ao longo dos próximos cinco anos.

O polo tecnológico Gaia Innovation City, que pretende atrair tanto empresas como instituições académicas, contará com até 250 mil metros quadrados, incluindo escritórios e locais de investigação, mas também espaços comerciais e de habitação, assim como um hotel e centro de congressos.

Espera-se que o tech hub em Gaia crie 15 mil novos postos de trabalho, contando ainda com mais de oito mil estudantes e 1.500 professores. De acordo com a proposta entregue à Câmara, o grupo brasileiro pretende que gigantes como a Google, Samsung, Apple, Tesla e Amazon venham a marcar presença no polo tecnológico, além de instituições académicas como as norte-americanas Babson College e Singularity University.

Para já, segundo a proposta apresentada, os investidores estão agora a realizar um plano-guia e um plano de negócios para o projeto, depois de terem realizado estudos sobre a “viabilidade urbanística, arquitetónica, sustentabilidade ambiental e económica” do mesmo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.