
Transformar um parque de campismo num Silicon Valley: é este o plano do grupo brasileiro GCMP – Gestão de Capital & Management. O grupo apresentou à Câmara Municipal de Gaia a sua proposta para a construção de um novo tech hub chamado Gaia Innovation City.
O Jornal de Negócios avança que o grupo GCMP comprou os 20,8 hectares de terrenos do Parque de Campismo da Madalena por oito milhões de euros. Ao todo, o projeto conta com um investimento estimado entre os 700 milhões e mil milhões de euros ao longo dos próximos cinco anos.
O polo tecnológico Gaia Innovation City, que pretende atrair tanto empresas como instituições académicas, contará com até 250 mil metros quadrados, incluindo escritórios e locais de investigação, mas também espaços comerciais e de habitação, assim como um hotel e centro de congressos.
Espera-se que o tech hub em Gaia crie 15 mil novos postos de trabalho, contando ainda com mais de oito mil estudantes e 1.500 professores. De acordo com a proposta entregue à Câmara, o grupo brasileiro pretende que gigantes como a Google, Samsung, Apple, Tesla e Amazon venham a marcar presença no polo tecnológico, além de instituições académicas como as norte-americanas Babson College e Singularity University.
Para já, segundo a proposta apresentada, os investidores estão agora a realizar um plano-guia e um plano de negócios para o projeto, depois de terem realizado estudos sobre a “viabilidade urbanística, arquitetónica, sustentabilidade ambiental e económica” do mesmo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Encontre a banda sonora ideal para a sua próxima viagem em Hype My Flight -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários