O Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a empresa californiana de software Electronics For Imaging (EFI) acabam de iniciar um processo junto de um tribunal do Texas, nos Estados Unidos, alegando violação de patente por parte de 94 companhias na área da tecnologia, entre as quais se encontram a Microsoft, a Polaroid e a IBM.

A Electronics For Imaging que possui uma licença exclusiva para o uso de uma patente de edição de imagem (desenvolvido pelo professor William Schreiber do MIT) está a exigir o pagamento da respectiva taxa de utilização da licença, devida por aquelas 94 empresas, desde há seis anos a esta parte, segundo notícia publicada pela Associated Press, embora não haja qualquer referência ao valor envolvido. O processo foi interposto no Tribunal Federal que se situa próximo da sede da EFI em Texarkana, no Texas.

A EFI obteve o controlo da patente em 1990 por um período de 12 anos - pelo que esta expira no final do ano 2002 -, licenciando-a depois para 16 empresas de que se destacam por exemplo a Apple e a Xerox para que pudesse ser utilizada em periféricos como scanners e câmaras digitais. O MIT recebe uma comparticipação das receitas da patente.

Representantes da Microsoft e da Polaroid ouvidos na edição de Sábado passado do jornal Boston Herald referiram que ainda não tinham conhecimento do processo e que por isso não poderiam comentar. Uma porta-voz da Microsoft alegou também, naquela ocasião, que teria de verificar se as autoridades legais da empresa já teriam visto aquele processo legal. No que diz respeito à Polaroid não fez qualquer declaração à imprensa.

Notícias Relacionadas:

2001-06-20 - MIT processa AOL Time Warner por utilização indevida de marca