A Google está a ser alvo de duas investigações na Europa. A mais antiga, que agora parece estar próxima de um desfecho, dura há vários anos e averigua as práticas da empresa no que se refere à gestão dos resultados de pesquisa no seu motor de busca e à publicidade online.

A CE já divulgou as práticas que considera lesivas do direito europeu da concorrência, a Google já se defendeu e já fez propostas de alteração às suas políticas, mas ainda não foi possível chegar a um consenso e o processo já passou por dois comissários da concorrência.

O The Telegraph avança agora que o caso está perto de um desfecho e que a dona do maior motor de pesquisa do mundo vai mesmo ser alvo de uma sanção pecuniária, alinhada com a dimensão do seu volume de receitas.

As multas da autoridade da concorrência europeia podem ir até 10% da faturação anual das empresas, conforme o caso. A Google será sujeita a uma multa de 3 mil milhões de dólares, uma pena que, supostamente, será conhecida no verão e que, a confirmar-se não leva a penalização da empresa ao limite máximo. Se assim fosse, a coima chegaria aos 6,6 mil milhões de euros.

A Comissão Europeia, que mantém uma investigação paralela à Google focada nas práticas da empresa no ecossistema Android, não quer comentar a notícia.