Embora os smartphones sejam a maior atração do Mobile World Congress, o evento não se esgota neles. Para além do LG G6, do Huawei P10, dos novos Moto G5 ou do novo Nokia 3310 - que por si só já seriam argumentos suficientes para nos fazer marcar presença no certame - o MWC serve também de montra a toda uma outra galáxia de tecnologias.

Quem por esta altura entra na Fira Barcelona depara-se com isso mesmo: variedade. Para além de telefones e aplicações, os 240 mil metros quadrados por onde se expandem os pavilhões de exibição servem também de montra às soluções e tecnologias que querem fazer parte de um futuro breve. Este ano é comum verem-se referências constantes ao 5G, aos carros conectados, à Internet das Coisas e às soluções empresariais que, aqui, ganham todas as formas e feitios. Ao todo são mais de 2.200 marcas que vão mostrar as suas mais recentes inovações a, estima-se, mais de 100 mil visitantes.

Há que apontar, no entanto, que não é só da grande feira que se faz o evento. A concentração de jornalistas, empresários e entusiastas, faz de Barcelona um dos melhores espaços para anunciar e demonstrar novidades e, consequentemente, dar-lhes visibilidade. A compreensão deste contexto tornou o resto da cidade numa parte tão importante do MWC quanto a feira em si.

As vésperas do MWC têm sido, por isso, essenciais. Naquele a que se chama o “dia 0” do evento, as tecnológicas dispersam por Barcelona e montam o seu próprio estaminé para fazer os maiores anúncios do ano. Esta edição foi um bom exemplo disso. Embora o S8 tenha sido arredado da festa, a Huawei esteve presente para mostrar o P10; a LG esteve presente para mostrar o G6; a Lenovo esteve presente para mostrar os novos G5; a Samsung esteve presente para mostrar dois novos tablets; e a Nokia esteve presente para afirmar um regresso ao segmento móvel com quatro novos telefones.

As “estrelas” juntam-se agora sob o mesmo tecto na Fira Barcelona. Há milhares de stands, milhares de empresas e milhares de produtos que afirmam ser o futuro. Cabe-nos a nós mostrar-vos os candidatos a moldá-lo.

Acompanhe todas as novidades do Mobile World Congress com o TeK, que está no terreno em Barcelona a fazer a cobertura do maior evento de dispositivos móveis do mundo.

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.