A Nippon Electric (NEC) revelou que está em fase de avaliação face a várias ofertas para a venda da filial informática Packard Bell, cujo apoio está sustentado basicamente em França.


O director de comunicação da Packard Bell, Hughes Gontier revelou que a NEC irá vender a maioria das acções da unidade, estando neste momento a decorrer conversações com Lap Shun Hui - accionista da empresa norte-americana Gateway, avança a Reuters.



Apesar de não serem revelados números, o jornal asiático Nihon Keizai diz que a transacção se deverá fixar nos 10 mil milhões de yenes, aproximadamente 68,7 milhões de euros.



As vendas anuais de Packard Bell situam-se nos 130 mil milhões de yenes, embora nos últimos anos o volume de negócio tenha vindo a decrescer.



Desta forma a venda da unidade europeia será favorável à empresa uma vez que "poderá regressar a um patamar onde terá hipótese de criar valor", refere Ikuo Matsuhashi, analista da Goldman Sachs, citado pela PC Magazine.



Assim que for efectuado o negócio, as operações comerciais dedicadas aos computadores pessoais da Packard Bell estarão concentradas na região Ásia-Pacífico



De acordo com a consultora Gartner, a NEC detém 20 por cento do mercado japonês e foi o sétimo maior fabricante de computadores pessoais a nível mundial em 2005.




Paralelamente, a Packard Bell anunciou o lançamento de um novo computador portátil o EasyNote Skype. O equipamento inclui uma versão pré-instalada do serviço de conversação Skype e dispõe de uma webcam e um botão de acesso directo a uma lista contactos para facilitar o estabelecimento de chamadas telefónicas através do computador. O portátil estará disponível na Europa em Agosto deste ano, por 899 euros.

Notícias Relacionadas:

2006-05-29 - NEC e Matsushita discutem parceria para a área dos telemóveis

2005-10-06- Introduxi assina contrato com a Packard Bell para representar a marca em Portugal