As quatro empresas anunciaram uma joint venture, da qual resultará a empresa Adcore-Tech, que será responsável pelo desenvolvimento e licenciamento de tecnologias para hardware e software destinados a plataformas de telecomunicações móveis de terceira geração - 3G e 3,5G.


No âmbito deste acordo as empresas investiram 12 mil milhões de yenes, aproximadamente 81,6 milhões de euros, com 44 por cento do investimento a pertencer à Nec e à sua unidade de electrónica - Nec Electronics-, 44 por cento suportado pela Matsushita e Panasonic e os restantes 12 por cento investidos pela Texas Instruments.


Através desta parceria a NEC e a Panasonic vão-se juntar às suas unidades de fabrico dos respectivos grupos e à Texas Instruments para o desenvolvimento de chips para telemóveis.


Com esta união as empresas pretendem reduzir os custos necessários ao desenvolvimento de equipamentos móveis, aliando o know-how de cada um dos parceiros envolvidos nas diferentes áreas em que actuam.


A disponibilização dos equipamentos móveis fabricados pela Adcore-Tech é esperada para o Outono do próximo ano.


Na tentativa de impulsionar as suas operações no mercado móvel, a NEC e a Matsushita formaram uma parceria em Outubro passado com o objectivo de reduzir custos e unir esforços para o desenvolvimento de equipamentos.


Apesar das duas empresas terem sido das primeiras a oferecer terminais 3G para redes WCDMA, não conseguiram atingir uma quota satisfatória num mercado liderado pelas fabricantes Nokia e Motorola, razão que levou à referida parceria.

Notícias Relacionadas:

2006-05-29 - NEC e Matsushita discutem parceria para a área dos telemóveis

2006-01-23 - Tecnológicas juntam-se para promover TV móvel