Depois de gerir o negócio a partir de Espanha, a Alcatel OneTouch avançou no ano passado para a criação de uma subsidiária direta, liderada por Patrícia Dias que já tomava conta da operação na unidade ibérica.




As primeiras abordagens ao mercado, de que o TeK foi dando conta, fizeram-se mais por via dos operadores mas a marca avançou ainda em 2014 para a venda em loja, no mercado SIM free, e a aposta é também já considerada bem suvedida por Yves Morel, VP Partnerships & Global Accounts da Alcatel OneTouch.

"Estamos muito próximos dos operadores onde crescemos muito e temos números significativos, mas estamos também a crescer no mercado livre", explicou aos jornalistas numa apresentação em Lisboa.

Em 2014 a empresa aumentou o volume de unidades vendidas em 20% face a 2013, e em valor o crescimento foi acima dos 50%, impulsionado pelos smartphones e tablets. Em sentido contrário estão os feature phones, que perdem cada vez mais mercado.

Segundo estimativas partilhadas por Patrícia Dias, a Alcatel OneTouch deve ter atualmente cerca de 15% do mercado português de telemóveis.

A tendência de crescimento é semelhante à que a empresa regista na Europa, onde a evolução tem sido contínua, e tudo indica que a mesma lógica se aplique a 2015, sublinha Yves Morel.

A Alcatel OneTouch vai agora iniciar uma linha de relógios inteligentes com o WATCH, que chega ao mercado português ainda em Abril, tal como outros produtos anunciados recentemente pela marca na CES.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico