O investimento na criação dos serviços em cloud computing Azure em 2015 continua a dar retornos significativos à Microsoft. Pela primeira vez o segmento é mais importante para as contas da empresa do que os tradicionais negócios de produtividade e computadores pessoais em torno do Windows e Office, tendo gerado 11,4 mil milhões de dólares de receitas, avança o Business Insider.

Do lado do consumo dos produtos relacionados com computadores pessoais, incluindo Windows, Surface, gaming e pesquisa, foram gerados 11,3 mil milhões de dólares. Já os serviços de produtividade, que inclui o Office e LinkedIn deram à gigante americana cerca de 11 mil milhões de dólares.

Em comparação com o ano passado, o negócio de cloud da Microsoft obteve um crescimento de 19%, conduzido pelo Azure que cresceu 64% face ao anterior período homólogo. Ainda assim, os especialistas referem que houve um abrandamento no crescimento das receitas do Azure em comparação com os anteriores trimestres. No último trimestre, o crescimento deste segmento foi de 73% face ao mesmo período do ano passado, enquanto que no anterior havia crescido 76%. Os especialistas apontam que este abrandamento se deve aos valores astronómicos que o negócio atingiu, tornando-se difícil manter uma linha de crescimento.

A plataforma de cloud computing e serviços de IA providenciados pelo Azure continua a ser explorada em diversos segmentos. Ainda recentemente foi revelado um sistema de tradução através de hologramas. O sistema recorreu a inteligência artificial para projetar o discurso de uma executiva da Microsoft para japonês.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.