Os herdeiros do escritor cujo livro serviu de inspiração a Ridley Scott para fazer o filme Blade Runner acusam a Google de ter retirado da mesma o nome do seu recém-lançado Nexus One.

A denominação "Nexus 6" surge no romance de Philip K. Dick "Do Androids Dream of Electric Sheep?", para designar os "replicantes", uns robots idênticos aos humanos.

A filha do escritor, Isa Dick Hackett, acredita que a situação "supõe uma clara violação dos nossos direitos de propriedade intelectual" sobre a obra, uma vez que não existiu qualquer pedido de autorização por parte do Google para utilizar o nome, referiu citada pelo Wall Street Journal, anunciando que os advogados da família já estão a tratar do assunto.

Isa Dick Hackett defende que a gigante da Internet utilizou Nexus One por forma a relacionar o nome com o Android, o sistema operativo desenvolvido internamente para integrar os telefones, cuja denominação também pode remeter para o romance.

Advogados contactados pelo Wall Street Journal consideram, no entanto, que o caso não é assim tão claro, afirmando que os personagens de um livro não estão automaticamente protegidos por direitos de autor. Referem igualmente que a palavra "nexus", existente em vários idiomas, pode ser usado em diferentes contextos, não estabelecendo uma relação directa com a obra literária.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.