
Os herdeiros do escritor cujo livro serviu de inspiração a Ridley Scott para fazer o filme Blade Runner acusam a Google de ter retirado da mesma o nome do seu recém-lançado Nexus One.
A denominação "Nexus 6" surge no romance de Philip K. Dick "Do Androids Dream of Electric Sheep?", para designar os "replicantes", uns robots idênticos aos humanos.
A filha do escritor, Isa Dick Hackett, acredita que a situação "supõe uma clara violação dos nossos direitos de propriedade intelectual" sobre a obra, uma vez que não existiu qualquer pedido de autorização por parte do Google para utilizar o nome, referiu citada pelo Wall Street Journal, anunciando que os advogados da família já estão a tratar do assunto.
Isa Dick Hackett defende que a gigante da Internet utilizou Nexus One por forma a relacionar o nome com o Android, o sistema operativo desenvolvido internamente para integrar os telefones, cuja denominação também pode remeter para o romance.
Advogados contactados pelo Wall Street Journal consideram, no entanto, que o caso não é assim tão claro, afirmando que os personagens de um livro não estão automaticamente protegidos por direitos de autor. Referem igualmente que a palavra "nexus", existente em vários idiomas, pode ser usado em diferentes contextos, não estabelecendo uma relação directa com a obra literária.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários