São vários os parceiros da Minitel, muitos dos quais estrangeiros, que se deslocaram a Lisboa para mostrar o portfólio de produtos que têm ou estão a lançar no mercado português. Desde as baterias portáteis aos sistemas de som, passando por plataformas de desenvolvimento de aplicações e por software de segurança, ninguém está amedrontado com a crise financeira de que se fala porque o mercado está a viver um bom momento.

Muitos das empresas que estão no Showcase representam mercados que apesar de parecerem pequenos a nível de negócio, estão a operar em áreas que estão a conhecer crescimento ano após ano.

A Soulra é um desses casos. O núcleo do negócio está focado em produtos ecológicos e que permitam aumentar a autonomia dos dispositivos móveis de forma "verde". Existem sistemas de som de pequenas dimensões com células de energia solar, existem baterias portáteis que permitem carregar entre duas a quatro vezes um smartphone e existem outros gadgets para os amantes das atividades ao ar livre. A preocupação ecológica e a procura de equipamentos que permitam que o utilizador vá numa aventura sem perder acesso à informação por falta de energia são dois factores que estão a ajudar no crescimento da marca.

Logo ao lado está a banca da Scosche. Aqui há acessórios para os mais variados dispositivos. Existe uma clara tendência para o mobile porque a procura e a concorrência assim o obriga. Além das capas para smartphones e tablets, existem sobretudo muitas soluções híbridas de conexões - cabos USB que rapidamente se transformam em cabos Lightning, duplicadores de entradas de energia para carregadores e acessórios que facilitam o uso do smartphone no carro, como suportes de base magnética que querem substituir os velhos esquemas das ventosas.

O sector automóvel foi a génese da Scosche através dos sistemas de som, área que adaptaram aos novos tempos através de auscultadores extremamente maleáveis e que para se partirem exigem mais malícia do que força.

Também existem parceiros na área do software, alguns deles conhecidos como a Kaspersky. A empresa de segurança trouxe as mais recentes novidades para o sector empresarial e de consumo e apesar de haver o reconhecimento de que as duas áreas estão a crescer, nenhum dos segmentos se distingue pelo maior nível de interesse.

Em conversa com o TeK alguns representantes da empresa disseram que as diferenças residem nas tomadas de decisão. Enquanto o consumidor final assume com mais rapidez e consciência a aposta que está a fazer, e pode mudar de solução com mais facilidade, o mesmo cenário já não acontece com as empresas. É preciso um contacto direto e o evento da Minitel ajuda no cumprimento deste objetivo.

Dentro da área do software outro stand que se destaca é o da FileMaker, uma plataforma online que permite desenvolver aplicações para dispositivos móveis da Apple. Apesar de a orientação da marca estar mais virada para o iPad e para as soluções de gestão avançadas, a plataforma também permite que utilizadores iniciantes possam dar os primeiros passos na área do desenvolvimento de apps.

Mesmo tendo várias décadas de existência e de mercado, os últimos anos trouxeram um interesse crescente à plataforma File Maker.

Houve outras empresas de nome importante que passaram pelo evento da Minitel. É o caso da Adobe que veio mostrar como alterou a sua plataforma e o sistema de negócio para uma suite de criatividade que tem a cloud por base e que funciona em modelo de subscrição.

Na área da segurança também a Symantec e a DeviceLock vieram mostrar os seus mais recentes produtos, enquanto marcas como a Lacie trouxeram a mais recente linha de produtos NAS. A Kensington também trouxe a mais recente linha de produtos, dividida em três grandes campos: durabilidade para os mais novos, produtividade para os "mais crescidos" e capas mais sóbrias e com várias bolsas dedicadas para empresários.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico