A Nokia apresentou uma perda de 24% nas receitas entre o segundo trimestre deste ano e o período homólogo do ano passado. O dinheiro gerado pela empresa caiu para os 5,69 mil milhões de euros, valor que também é 3% mais baixo do que aquele registado nos primeiros três meses de 2013.

A queda nas receitas condicionou a hipótese de a empresa conseguir gerar lucro, apresentando no final um prejuízo de 115 milhões de euros. Ainda assim o valor acaba por ser um indicador positivo já que no segundo trimestre de 2012 as perdas ascendiam aos 800 milhões e entre janeiro e março deste ano eram de 150 milhões de euros.

O lucro operacional acaba por ser dos únicos indicadores verdadeiramente positivos, tendo a tecnológica registado 303 milhões de euros neste índice de análise. Este lucro proveniente das operações da empresa representa uma melhoria de 200% relativamente ao valor registado há um ano.

Outra área que mostrou melhorias foi a dos smartphones. A venda dos Nokia Lumia cresceu de 6,1 milhões no primeiro trimestre para 7,4 milhões de unidades entre abril e junho. Em termos de receitas da categoria de smart devices, estas acabaram por ser as mesmas do primeiro trimestre - 1,16 mil milhões de euros.

A categoria dos dispositivos inteligentes foi uma das que gerou mais receitas na tecnológica finlandesa, ficando atrás dos 1,4 mil milhões de euros gerados pelos 53,7 milhões de telemóveis vendidos e pelos 2,78 mil milhões de receitas oriundos da Nokia Siemens Networks.

O próprio diretor executivo da Nokia, Stephen Elop, reconheceu em nota de imprensa a importância da Nokia Siemens nos resultados da empresa e no crescimento do lucro operacional.

E serão os valores dos Nokia Lumia animadores? Podem sê-lo a nível interno, mas não podem ser considerados positivos a nível global. Basta olhar para os números da concorrência: existem 1,5 milhões de Android ativos diariamente, a Samsung vendeu dez milhões de Galaxy S4 em menos de um mês e a Apple conseguiu vender vários milhões de iPhone 5 só nos fins de semana de estreia.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.