A Nokia tem vindo a fechar uma ronda de licenciamentos com as fabricantes chinesas de smartphones relativos a patentes de tecnologia 5G. Depois de ter chegado a acordo com a Honor e mais recentemente com a Oppo, chega a vez da vivo fechar o licenciamento das patentes e resolver as disputas legais pelo uso indevido das mesmas. Situação, que tal como a Oppo, impedia a vivo de vender smartphones na Alemanha depois de ter perdido batalha legal com a Nokia.

Segundo a tecnológica finlandesa, o acordo de licenciamento cobre as suas invenções fundamentais nas tecnologias celulares e vai receber da vivo pagamentos de royalties de um acordo multianual, assim como os dividendos relativos ao período em que entraram em disputa legal. E desta forma todos os conflitos legais entre as duas empresas, em qualquer jurisdição, ficaram resolvidas.

Vivo deixa de vender smartphones na Alemanha após perder batalha legal contra a Nokia
Vivo deixa de vender smartphones na Alemanha após perder batalha legal contra a Nokia
Ver artigo

Com este novo acordo, a Nokia diz que completou todo o ciclo de renovação de licenças das suas patentes. A presidente da empresa, Jenni Lukander, salienta a contribuição da Nokia no desenvolvimento de tecnologias-chave utilizadas pela industria dos smartphones e que estes acordos vão permitir uma estabilidade a longo termo para o seu negócio de licenciamento. De recordar que em 2023, a Nokia viu os seus lucros caírem em 84%. A líder da empresa acrescenta ainda que o acordo com a vivo “reflete o respeito mútuo pelos direitos da propriedade intelectual de cada um”. As empresas esperam no futuro continuar a introduzir inovação no mercado dos smartphones.

Todas as receitas respeitantes ao acordo com a vivo, incluindo valores em atraso, serão refletidas nas contas do primeiro trimestre do ano fiscal de 2024 da Nokia. A fabricante destaca ainda que continua a crescer em áreas como a automatização, eletrónica de consumo, IoT e multimédia. E espera a médio prazo que as suas vendas líquidas regressem aos 1,4 a 1,5 mil milhões de euros.

A tecnológica finlandesa afirma ter um portfólio de patentes construída com um investimento de 140 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento desde 2000. Tem cerca de 20 mil famílias de patentes, das quais 6.000 relacionadas com o 5G. A Nokia pretende continuar a contribuir com as suas invenções a normalizações abertas através do licenciamento justo, acessível e não-discriminatório.