A Nokia anunciou hoje a sua decisão de fundir quatro joint ventures na China em apenas uma empresa de maior dimensão que controla as fábricas onde vai começar a produzir telemóveis para redes móveis de tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access).

Esta tomada de posição do gigante das telecomunicações visa um reforço significativo da sua eficiência operacional e competitividade na China e além-fronteiras, para além de reafirmar o interesse da firma na exploração das potencialidades do país, sublinhando assim o sucesso da parceria entre as duas partes.

Quanto à nova joint venture, cujo nome e constituição da respectiva direcção ainda não foram anunciados, irá ter sede em Pequim com ramos em Dongguan e Suzhou mantendo, de qualquer forma, operações nos locais das quatro joint ventures anteriores. A nova empresa vai ser o maior fabricante e exportador de tecnologia móvel na China, assim como o maior investimento estrangeiro.

A empresa, que iniciará em breve o fabrico de telemóveis para a tecnologia CDMA utilizando chipsets da Nokia, vai ser uma sociedade de responsabilidade limitada por acções, sujeita a aprovação pelas autoridades competentes, onde a Nokia é a principal accionista com cerca de 60 por cento das obrigações. Os restantes accionistas são Beijing Capitel Co., Ltd. (Capitel), Dongguan Nan Xin Industrial Development Co., Ltd. (Nan Xin), Shanghai Alliance Investment Ltd. (SAIL) e Beijing Hangxing Machinery Manufacturing Corporation (Hangxing).


Notícias Relacionadas:

2003-02-18 - Nokia deverá lançar primeiro modelo 3G ainda este semestre

2002-10-18 - Novo modelo Nokia com ecrã a cores e MMS no mercado português

2002-06-11 - Nokia reduz estimativas de resultados financeiros para o segundo trimestre