A Nokia Siemens está à procura de compradores para os seus ativos não core, afirmou o CEO da joint venture, Rajeev Suri, acrescentando que há negociações em curso.

Depois de ter vendido três divisões no último trimestre, a empresa pretende desfazer-se de mais algumas áreas de negócio que considera não serem estratégicas, para se focar no negócio de redes móveis, justificou o presidente executivo em declarações à Bloomberg.

"Estamos já a negociar com os compradores a venda de alguns activos", disse Rajeev Suri em entrevista. "Estamos a colocar outros activos em modo de manutenção, alocando os investimentos a outros segmentos", acrescentou.

O responsável já tinha dito em novembro que a empresa ia recuar em algumas áreas para se dedicar às redes móveis e aos serviços, com o objetivo de se tornar mais competitiva, numa altura em que os resultados financeiros não têm sido favoráveis.

Nessa altura, anunciou igualmente, como parte deste processo de reestruturação, a eliminação de cerca de 17.000 postos de trabalho, divulgado em novembro, número que corresponde a cerca de um quarto (23%) da força de trabalho da joint venture, que assim estima poupar 1.000 milhões de euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé