A NOS partilhou os resultados financeiros referentes a 2021, salientando que as receitas cresceram 4,6%, referente a 1.430 milhões de euros, valores que a empresa diz consolidarem uma trajetória positiva de crescimento e maior solidez de operações. A operadora realça o quarto trimestre de 2021, com receitas consolidadas a crescerem 8,8% quando comparado com o período homólogo do ano anterior.

No que diz respeito às receitas de telecomunicações, a empresa cresceu 4,1% para 1.401 milhões de euros. Também houve um crescimento na área de Cinema e audiovisuais, com receitas a crescerem 24,6%, somando 67 milhões de euros. O EBITA consolidado somou 618 milhões de euros, representando um crescimento de 2,5% face ao anterior relatório. As telecomunicações e o regresso aos cinemas valeram um crescimento de 6,3% no último trimestre do ano quando comparado com 2020.

Já o resultado líquido consolidado foi de 144 milhões de euros, quando no ano anterior foi de 92 milhões. A NOS diz que esta diferença supera ligeiramente os níveis registados no período pré-pandemia de 2019.

NOS resultados

A operadora diz que também reforçou os seus investimentos durante 2021, sobretudo na área das comunicações. De recordar que a NOS foi a empresa que mais investiu no leilão do 5G em Portugal, com 165,09 milhões de euros na compra de espectro. A NOS diz que o Capex Total do Grupo, que que exclui os contratos de leasing, aumentou 49%, somando 574 milhões de euros. E no final da análise, a sua divida financeira líquida foi de 1.032 milhões de euros.

Miguel Almeida, CEO da NOS, salienta o desempenho assinalável de 2021, “cumprindo em absoluto os seus desígnios estratégicos e entregando valor a todos os seus stakeholders, apesar do contexto desafiante”. O líder da empresa afirma que os resultados financeiros sustentáveis deixam o grupo otimista para o futuro. “O nosso sucesso resulta de um foco incansável na experiência do cliente, combinando uma equipa sólida com recursos tecnológicos superiores e com a melhor oferta de conteúdos”.

A empresa salienta que no final de 2021, prestava mais de 10,3 milhões de serviços, entre eles 1,65 milhões de serviços relativos a televisão paga; 5,35 milhões de serviços móveis, dos quais mais de 61,5% pós-pagos; e cerca de 1,5 milhões de serviços de internet de banda larga fixa. A NOS salienta os serviços convergentes, que foram bem-recebidos pelos clientes, aumentando para 64,4% a penetração dos mesmos na sua base de acesso fixo.

Depois de ter investido no leilão do 5G, a NOS refere que manteve a ambição de fazer crescer a sua rede fixa Gigabit e o número de casas com acesso a redes de largura banda foi de 5,12 milhões, metade com cobertura via fibra ótica. E no segmento empresarial, no final de 2021, a NOS registou 1,581 milhões de serviços, o que corresponde a mais 52 mil serviços que no mesmo período homólogo anterior. A operadora diz que reforçou o desenvolvimento e implementação de serviços IT, tais como Cloud e SaaS, em parceria com a Cisco, Microsoft e AWS.

Os cinemas da NOS somaram a venda de 3,451 milhões de bilhetes, registando um crescimento de 49,4% face a 2020. A retoma da atividade nos cinemas foi beneficiada pelo levantamento das restrições da pandemia, mas também com o regresso de grandes filmes ao grande ecrã.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 18h27.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.